terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Entrevista de SandraFotos

E aqui fica o repost da [entrevista] com a @SandraFotos.  ;)


Entrevista a Vanessa Reis By @SandraFotos 
 
 
Mulher divertida e de coragem não temeu em dar o primeiro passo - Vanessa Reis!

Continuação das Entrevistas By @SandraFotos ...AQUI



Nome 
Vanessa Reis. Há quem ache Vanessa muito grande e opta por Van ou Nessa…

Idade
19 aninhos

Cidade
Lisboa
Formação / Trabalho diário
Estou no 2º ano da Licenciatura em Gestão de Informação no ISEGI-UNL.

Quando começou o gosto pela fotografia?
Há tanto tempo que já nem me lembro… ahah kidding! Acho que sempre gostei de fotografia e vídeo, lembro-me de ser pequenina e brincar com as câmaras dos meus pais (eles obviamente adoravam!), mas só por volta dos 13 é que o bichinho despertou.

Já tinhas na família verdadeiros amantes/profissionais da fotografia?
O meu pai sempre gostou de vídeo e fotografia, andava com a câmara fotográfica para todo o lado e, nos meus primeiros anos de vida, a de vídeo também… (nem queiram ver os VHS que há aqui por casa…)

Que tipo de fotografia gostas mais?
Profissionalmente gostaria de trabalhar em Moda ou Fotojornalismo. Pessoalmente, o Conceptual, conquista-me e realiza-me.
A foto enviada – Porquê esta foto, porque gostam tanto dela, quando foi tirada, onde?
Deixei esta pergunta para o fim, sou péssima quando tenho que escolher uma foto no meio de tantas… Mas acabei por escolher este contraluz. É poético e bonito e… nem sei. I like it :)

Polémica – Fotógrafo Profissional / Fotógrafo Amador – Como te sentes nesta diferenciação?
Well, let’s see… Acho que é necessária a diferenciação, mas nunca se pode julgar a qualidade de uma trabalho com base no facto de o fotógrafo ser profissional ou não. Há por aí alguns ditos “fotógrafos profissionais” que, sejamos sinceros, são uma bela shit!

Quando começaste a investir em cursos, ws, material fotográfico?
A minha primeira câmara fotográfica (mesmo minha) comprei quando tinha uns 11 anos, era uma Sony Cybershot, daquelas digitais normalíssimas. Aos 15 anos consegui finalmente comprar a Canon Reflex que tanto queria. Os workshops vieram mais tarde, quando tive o meu dinheiro para os pagar! :b

Tens algum book, link para uma página de fotografia?
Um blog que comecei há pouco tempo e ando a trabalhar nele:
A página no Facebook, que é para divulgação mais fácil:
E criei agora um Behance, onde vou publicar os projectos mais sérios e completos:

Como vês a fotografia solidária, gostarias de colaborar num projecto destes?
A solidariedade é sempre boa e aceitava de bom gosto participar num projecto solidário. Adorava um dia poder vender alguns trabalhos e doar parte do dinheiro para uma boa causa.

Como divulgas as tuas fotos? És a favor da divulgação dentro das redes sociais?
Divulgo sempre nos sítios que disse em cima.
A favor sou, acho que cada um sabe de si e faz o que quer, mas acho absurdas as políticas de direitos de autor de todas as redes sociais. (as letras pequeninas que nunca ninguém lê são hilariantes)

O que achas do nosso mercado? Para um fotógrafo viver apenas da fotografia?
Acho que o mercado está muito cheio, mas não só na Fotografia como em todas as outras áreas, mas há sempre um lugar disponível para quem trabalha a sério e é bom no que faz.

O que pensas da pós produção? És fanática do “tudo tem que sair à primeira no click?”
A imagem tem que ser bem captada e os programas de edição de imagem fazem coisas maravilhosas mas milagres não, é o que acho. Gosto de dar um toquezinho nas fotos, mas o momento do “click” é o mais importante.

Chegaste a frequentar alguma escola de fotografia?
Nope… Ainda! Mas quero estudar a sério fotografia depois de acabar a Licenciatura.

E como modelo fotográfico? Alguma experiência?
ahah, not really! A câmara capta a imagem que vejo e não a minha própria imagem.

Achas importante ter as duas experiências? À frente e por trás da camara? Qual preferes?
Sim, penso que deve ajudar, principalmente em Moda. Sou mesmo a miúda por trás da câmara!

Nocturna, Diurna, Interior, Exterior, Estúdio? O que preferes? Porquê?
São coisas diferentes e faz bem ir variando, para não ficar completamente moldada para uma só coisa, mas prefiro exterior.

Há diferença entre ser uma mulher/ homem fotógrafo?
Claro, as mulheres são melhores :b Diferença para mim só entre quem faz bem e quem faz mal, o género não interfere.

Vídeo ou fotografia? Escolham! Porquê?
Fotografia, óbvio. Uma imagem apela muito mais ao imaginário de cada um do que vídeo. E depois há a parte da revelação, que é mágica e das melhores coisas em fotografia.

Qual o sitio do mundo que mais gostarias de fotografar?
Não sei! Se por um lado quero fotografar cidades como Paris, Londres, New York…, por outro quero imagens de sítios paradisíacos e de sítios não tanto de “contos de fadas”, como os países de pobreza extrema.
Alguma nota mais para deixarem aqui?
A Sandra é gira, amorosa e está solteira! :b
[ Esta é uma ideia da Vanessa ... Ok, eu deixo ficar mas com esta notinha: é uma afirmação ... que por acaso é certa - sou solteira] ;)

 
Obrigada

Sem comentários:

Enviar um comentário